Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Chispes e Couratos

Neste espaço não se discriminam gostos, fetiches, taras, manias, desvarios ou inclinações gastronómicas. Só não toleramos seguidores fanáticos do tripadvisor.

Chispes e Couratos

Neste espaço não se discriminam gostos, fetiches, taras, manias, desvarios ou inclinações gastronómicas. Só não toleramos seguidores fanáticos do tripadvisor.

11
Mar18

Vinho e vegetais veganos

JP

E os vinhos veganos, quem já provou? À primeira vista, até parece uma espécie de pleonasmo. Do tipo: o Nelo subiu para cima para comer couves veganas?

Pois, mas não é bem assim. Que o vinho vem da fruta, todos sabem, só que no processo de purificação são acrescentados agentes à base de proteína para impedir que fique turvo, feitos a partir de peixinhos, ovos ou do leite. No final, o vinho chega-nos aos copos já sem as impurezas e os agentes. Mas vegano que é vegano, não pode desfrutar de um vinho, sabendo que ele beneficiou, mesmo que remotamente, de crueldade sobre os animais. Vamos lá ver, pondo-me no lugar de um vegano, torna-se incomodativo saborear o vinho e os seus aromas ao imaginar a escravatura a que são sujeitas as galinhas poedeiras, as vacas leiteiras ou as vidas precocemente interrompidas dos carapaus.

Mas também se torna impossível, e agora regressando ao meu lugar, perceber qual o sentido do vinho sem a carne, os queijos e o peixe.

A boa notícia, é que há cada vez mais agentes para purificar vinhos que não são feitos de proteínas. Em breve, poderemos beber mais vinhos dignos de um vegano ortodoxo (cá está outro pleonasmo), como é o caso do Maximo's 2012, que se apresenta como vinho vegano.

Mas se é para ir por aí, também é tempo de começarmos a separar os vegetais veganos dos outros. É que há muito vegetal que na verdade não é vegetariano, que ainda se alimenta da decomposição de animais. Os desgraçados dos vegetais não podem fugir de cada vez que lhes morre à beira um animal. Por isso, urge criar plantações de vegetais totalmente veganos, em que nem uma formiga põe lá as patas. 

 

organic wine.jpg

 Foto tirada daqui.