Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Chispes e Couratos

Neste espaço não se discriminam gostos, fetiches, taras, manias, desvarios ou inclinações gastronómicas. Só não toleramos seguidores fanáticos do tripadvisor.

Chispes e Couratos

Neste espaço não se discriminam gostos, fetiches, taras, manias, desvarios ou inclinações gastronómicas. Só não toleramos seguidores fanáticos do tripadvisor.

25
Out18

Cabrito grelhado e o show do Tónio Quim

JP

Num dia vamos ao cabrito frito, no outro ao grelhado, ou comprova que somos profissionais focados ou indicia comportamentos obsessivo-compulsivos.

cabr_gril01.jpg

É certo que não tenho formação em biologia nem zoologia, mas acredito que deve haver um taxonomia das espécies por depravação. Apanhar crias das outras espécies porque são mais lentas e dão menos luta, como qualquer felino o faz, é inevitável, mas o foco da nossa espécie em petizes como o cabrito, a vitela ou a petinga revela sintomas psicopatológicos desagradáveis.

Dois dias seguidos a comer cabrito trouxe, inevitavelmente, para a mesa questões éticas e morais. Um cabritinho ceifado ainda na madrugada da vida para satisfazer os desejos de sete indivíduos. O mais cruel é que a maioria achava que se deveriam ter ceifado dois.

Convenhamos, a moral é uma construção social e há muitos estilos arquitectónicos, imensas construções clandestinas, muitas mais adulteradas sem alvará e quase nenhuma com qualquer gosto estético. Quem cumprir rigorosamente o PDM moral que atire a primeira pedra.

Fui educado numa família tradicional e com princípios rigorosos: comer de faca e garfo, mastigar de boca fechada, usar guardanapo, manter os pés debaixo da mesa, respeitar a partilha justa da comida por todos, não arrotar nem peidar, não falar de política ou futebol enquanto houver comida na mesa, prestar socorro a qualquer parceiro engasgado e, de resto, tudo é permitido. Posto isto, adoro cabrito e nunca pensei que pudesse ser surpreendido com um cabritinho na grelha.

O Tónio Quim diz que o cabrito é de um bom pasto, de criação caseira tradicional. É bem possível, mas não sejamos ingénuos, também não é por princípios éticos inabaláveis que o Tónio Quim não o vai buscar ao Continente. O Tónio Quim escolhe o dos pastos porque sabe a diferença entre eles e sabe que só lhe interessa servir a clientes que também o saibam, sabendo igualmente que o Tónio Quim sabe que eles o sabem, concluindo-se que é comummente sabido que há um preço justo a pagar que, e este é um ponto fundamental, só o Tónio Quim sabe qual é. Um modelo Kantiano: da intuição de clientes e do Tónio Quim nasce um bom conceito de restauração, que vai ser o casulo de uma grande ideia.

tónioQ.jpg

Mas se o Tónio Quim é um filósofo, não é por isso que é menos entertainer. O Tónio Quim é um one man show, um humorista de salas de jantar, um stand up comedian que muitas vezes não hesita em se sentar à mesa para continuar o seu número. A casa Baixa a tola tanto é um restaurante como uma casa de comédia. A boa mesa sempre foi compatível com as boas gargalhadas.

Que fique claro, o Baixa a tola não é um restaurante caro, não para quem saiba o que está a comer. Pode parecer um problema que só se coloca à população invisual, autista ou com anomalias genéticas ali pelo cromossoma 21, mas uma rápida visita ao Tripadvisor é suficiente para perceber que a maioria da população sofre deste problema.

No Baixa a tola, se considerarmos que a excelência da refeição ainda inclui inclui o show do Tónio Quim, o preço é bastante acessível.