Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Chispes e Couratos

Neste espaço não se discriminam gostos, fetiches, taras, manias, desvarios ou inclinações gastronómicas. Só não toleramos seguidores fanáticos do tripadvisor.

Chispes e Couratos

Neste espaço não se discriminam gostos, fetiches, taras, manias, desvarios ou inclinações gastronómicas. Só não toleramos seguidores fanáticos do tripadvisor.

27
Mai09

Concordas com as actuais garrafas de 75 cl de vinho?

JP

Estamos em ano de eleições e, como sempre acontece, o debate derrapa para questões estéreis e entediantes, passando-se ao lado dos grandes temas nacionais. Ainda não ouvi um único jornalista ter coragem de perguntar: "Senhor candidato, qual a sua posição relativamente aos vasilhames de vinho que nos chegam às mesas?". Mais complicado do que opinar sobre adopção de crianças transgénero por casais homossexuais vegetarianos em Portugal, é meter-se na polémica dos vasilhames. É colocar-se a jeito para acusações de irresponsabilidade, promotor do alcoolismo e pai da sinistralidade, mesmo que todos já tenham concluido que estes padrões estão ultrapassados e desadequados aos hábitos actuais.

Vejamos o dilema no jantar de um casal. Uma garrafa de 75 cl é claramente insuficiente para dois. Aliás, é a quantidade aceitável para um ser humano. Mas o que fazer?  Outra de 75cl pode ser excessiva no preço e na quantidade, e uma 37,5 cl não compensa, é demasiado cara. Provavelmente, a maioria dos homens reduz o consumo para 45 cl, restando cerca de 30 cl para a companheira. E esta vergonha repete-se diariamente em todos os restaurantes deste país, com milhões de portugueses a aguentarem largos minutos sem beber, para haver vinho até ao final da refeição.
A saída do mercado das garrafas de 1 litro é um dos maiores escândalos da nossa história recente. Caraças, os garrafões de 5 Lts não passaram a 4, 75 Lts. Se vazarmos um garrafão, enchemos seis garrafas e meia, até parece que rendeu mais.
E as garrafas de 1,5 lts? Se uma de 37,5 cl é percentualmente mais cara, pois estamos a falar de mais um engarrafamento (garrafa, rolha, rótulo, etc.), a garrafa de 1,5 lts devia apresentar um desconto percentual face a duas de 75 cl. E ninguém as vê por aí.
Todas estas questões se agravam se falamos de vinho verde, em que o néctar desliza sem atrito. Nesta área, os valores envolvidos são mais assustadores: dois convivas tratariam, sem dificuldades, de dois litros, que poderiam ser consumidos com duas garrafas, mas normalmente cingem-se a duas vasilhas de 75 cl, caso contrário, teriam de pedir uma terceira, ultrapassando a barreira psicológica dos 200 cl.
Sejamos honestos, garrafas de 1 litro aumentam o consumo de álcool nos restaurantes em pelo menos 25 %, dinamizando a produção vitivinícola e resolvendo os problemas de escoamento de produção. Para além de que os 25 cl em falta viriam dar mais decência aos actuais preços praticados por garrafa.
Convenhamos que é uma vergonha. É a única área onde não se procuram valores redondos: alguém sabe o preço dos 75 cl de gasóleo?
Se não há coragem política para decidir, devia haver coragem para um referendo. Eu voto no partido que assumir esta questão como prioridade para a próxima legislatura. Aqui fica a minha sugestão de pergunta para o referendo: "Concordas com a obrigatoriedade dos vasilhames de 50 Cl, 1 L e 1,5 L para todos os vinhos comercializados em território português?"
Sim, concordo.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.