Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Chispes e Couratos

Neste espaço não se discriminam gostos, fetiches, taras, manias, desvarios ou inclinações gastronómicas. Só não toleramos seguidores fanáticos do tripadvisor.

Chispes e Couratos

Neste espaço não se discriminam gostos, fetiches, taras, manias, desvarios ou inclinações gastronómicas. Só não toleramos seguidores fanáticos do tripadvisor.

31
Dez10

Gourmet para totós

JP

Desde já, os votos de um excelente último jantar de 2010 e um óptimo primeiro almoço de 2011. Quanto aos restantes, vamos conversando.

A proposta para esta noite é um desafio à minha paciência, uma demonstração de que sou um homem de fé  ou a prova física e material que faltava de que a ignorância não é feia, até é enternecedora. Nunca me passou pela cabeça mudar a junta da colaça ao meu próprio carro (talvez porque não perceba nada de mecânica ou, se calhar, apenas porque tenho partilhado a minha vida com Mercedes e Toyotas) e, no entanto, aqui estou na presunção que lidar com panelas e temperos não é nada fora do alcance de quem saiba ler.

Sim, se as coisas correrem bem, haverá certamente consequências para a comunidade de cozinheiros e chefs e toda a indústria de restauração contemporânea. Teremos de concluir que toda esta quase ciência gastronómica actual é uma farsa. O que, bem vistas as coisas, não traz grande mal ao mundo. Para quem assistiu à invasão do Iraque, ao pânico gerado pela gripe A, à crise dos mercados, aos governos de Portugal nos últimos 30 anos, os devaneios gastronómicos são bem divertidos e pueris.

Entreguemo-nos aos prazeres da comida e bebida para esquecer que os senhores do FMI já andam pelos nossos hotéis e restaurantes, a encher o bandulho com os pedaços mais elitistas das vitelas portuguesas ou com peixe mais seleccionado do que espermatezóides na corrida para o óvulo e ébrios com algumas das nossas melhores garrafas, enquanto se divertem em reuniões inesquecíveis com os nossos governantes para decidir o futuro económico próximo. Este país é tonto.

 

 

Ementa para jantar de 31 de Dezembro de 2010:

- Camarão e mexilhão salteados em azeite, alho e coentros

- Lascas de bacalhau em crosta de mostarda, mozarella e ervas frescas sobre molho agridoce com maça

- Salmão no forno gratinado com queijo parmesão e ervas frescas

- Batata recheada com salmão, em queijo mozzarella fresco e alho francês

- Tornedó com foie gras e cogumelos frescos

 

Bebidas

Alvarinho (Melgaço)

Bordéus Tinto

Alentejano Tinto

Champagne Brut francês

1 comentário

Comentar post