Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Chispes e Couratos

Neste espaço não se discriminam gostos, fetiches, taras, manias, desvarios ou inclinações gastronómicas. Só não toleramos seguidores fanáticos do tripadvisor.

Chispes e Couratos

Neste espaço não se discriminam gostos, fetiches, taras, manias, desvarios ou inclinações gastronómicas. Só não toleramos seguidores fanáticos do tripadvisor.

15
Jan09

Semana da chanfana

JP

E cá estamos nós a fazer serviço público.

De 10 a 19 de Janeiro decorre a Semana da Chanfana em Vila Nova de Poiares, que inclui vários restaurantes da terra em saudável competição entre si: As Medas, A Grelha, D. Elvira, Estrela da Mó, Moendinha, O Cantinho do Bitoque e O Filipe. O Confrade participa no evento, mas não vai a concurso. Para além da chanfana, os visitantes poderão experimentar outras iguarias como o arroz de bucho, os negalhos e o doce regional poiarito.

E andam as nossas televisões a perder tanto tempo com o Dakar, enquanto estas loucas competições continuam escondidas do conhecimento público.

"A chanfana é um prato regional da Beira Litoral, cuja base é a carne de cabra cozinhada num rico caldo à base de vinho tinto e temperos. A iguaria vai ao forno a lenha nos caçoilos de barro preto do Olho Marinho, concelho de Vila Nova de Poiares, e foi precisamente este concelho, detentor da marca “Capital Universal da Chanfana”, que criou a Confraria da Chanfana, em 2001".

A Capital Universal da Chanfana. Brilhante! Para os amantes da boa gastronomia e dos mais interessantes eventos culturais, a designação é um achado. Aposto que foi encomendado às melhores agências de comunicação de Lisboa ou Nova Iorque. "Capital da Chanfana" podia deixar dúvidas e induzir que podia haver melhor já aqui em Espanha. "Capital Europeia" não destacaria a sua relevância mundial e revelava pouca ambição ou receio de chanfanas que pudessem aparecer, por exemplo, no sudeste asiático.

"Universal" não deixa qualquer dúvida.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.